A CHAT WITH… Miguel Almeida

Miguel Almeida é um dos rostos que está por detrás da only2me. Nesta edição, fomos conhecer um pouco melhor o diretor geral desta marca, um homem no mundo do calçado feminino…

A sua vida profissional gira em torno do universo do calçado, qual é a sua relação com os sapatos?
De facto, a relação com a área do calçado até é relativamente recente. Começou profissionalmente em 1999 mas tem sido, para além de muito intensa, muito desafiante, quer ao nível da gestão do produto quer ao nível da gestão da marca.

Foi o Miguel que a escolheu este “maravilhoso mundo do calçado” ou será que foram os sapatos que o escolheram?
Foram os passos que a vida dá… uma sucessão de coincidências que me levaram a chegar ao calçado. No entanto, tenho que reforçar que foi uma decisão consciente. Foi um ‘sim’. 

O que tem calçado hoje?
Uns Oxford pretos.

Em 2007 lançou a only2me. Como surgiu esta ideia?
Foi mais uma consequência do que uma causa. Tínhamos, há muito tempo a ideia de criar e reforço, criar, algo diferente. Mas tínhamos também a angustia do que é que íamos ou queríamos criar. Afinal, o mercado não está à espera de quem quer que seja, daí que teríamos que fazer algo de inovador; dar ao nosso produto caracter para que se afirmasse de entre os produtos existentes. A isto adicionamos o serviço que pretendemos seja de excelência.

Trata-se de uma marca que aposta muito na produção artesanal. Como define o sapato only2me em termos de produção?
Numa frase; uma peça de arte. De facto alguns dos nossos modelos vão buscar técnicas de produção antigas e detalhes que somente mãos experientes e dedicadas e que embora rudes e ásperas também são delicadas, podem fazer.

Se tivesse a oportunidade de escolher uma personalidade internacional para calçar a marca, quem escolheria?
Já que a only2me é uma marca orgulhosamente portuguesa e pretende ter projecção internacional, indico uma portuguesa com projecção internacional – Claudia Goya, CEO da Microsoft Portugal.

Porquê?
Para além de ter uma carreira brilhante, internacionalmente reconhecida, tem um charme que só mulheres confiantes conseguem. É uma vencedora.

O que torna o nosso calçado tão especial?
Tantos anos de trabalho e conhecimento dão um saber fazer difícil de alcançar. É a repetição de umas técnicas e a inovação de outras que nos tornam fortes. 

 Onde poderemos encontrar o Miguel quando não está a trabalhar?
A trabalhar…

Qual o seu only2me preferido?
O meu modelo favorito é o LOVE porque corporiza toda a feminilidade que um sapato de senhora deve ter e transmite essa sensação a quem o usa. Alio a isto o facto de ser o modelo com o salto mais alto da coleção e que promove a mulher que os usa de modo sublime.